O elenco de alunos é composto por diferentes faixas etárias, com turmas de crianças (6-10 anos), adolescentes (11-18 anos) e adultos. Juntos, esses artistas fazem de cada aula um verdadeiro espetáculo. Nas aulas, os nossos alunos não só representam, como também participam na elaboração dos textos, na construção do cenário e adereços, para que se sintam totalmente envolvidos em todo o processo criativo e produtivo. Todos os anos os nossos alunos têm a oportunidade de subir ao palco pelo menos duas vezes, em junho e em dezembro
Núcleo Profissional de Teatro da MELECA
O Núcleo Profissional de Teatro da MELECA é constituído por artistas capacitados para atuação para o grande público e integram aos vários espetáculos que produzimos para palcos, escolas, ar-livre, em festivais e eventos públicos e privados. Nosso Núcleo Profissional tem parcerias importantes firmadas com instituições de referência, como as Câmaras de Mafra e de Oeiras, mas também integra programações culturais e sociais nacionais e internacionais.
Selva da Amizade
A Selva da Amizade é um espetáculo que atrai crianças e adultos pelos temas abordados: a gentileza, o respeito e a amizade.
Amizade que nasceu graças à um dia que Pico, o pardal, resolveu enfrentar El Rei Don Barnabé, que achava melhor ser temido que respeitado.
Ao experimentar a maravilha de ter uma amizade, este resolve ir à caça. Mas uma caça diferente: a de novas amizades.
Um musical divertido e envolvente onde o teatro e a música se misturam a serviço de uma linda história.
Texto original: Ritta Tristany
Adaptação e Encenação: FernandoTerra
Elenco: Ritta Tristany, Leticia Terra e Firmino Pascoal
Cenários: César Salgado
A Solidão
A nova produção do núcleo profissional da MELECA traz ao palco o personagem Kazú (FernandoTerra) que é atacado por uma crise de solidão após ter dado uma grande festa. Sozinho, Kazú começa a ouvir a sua Consciência (Tita Morgado), que lhe dá conselhos para poder ultrapassar essa crise. Mas ele é muito atrapalhado e tudo acaba sempre em confusão.
Um espetáculo muito divertido, mas que trata de um tema sensível: a saúde mental.
A Bela Desadormecida
O reino amanheceu com uma notícia dramática. Aurora, mais conhecida como “A Bela Adormecida” está com insónia. A pobre princesa não consegue dormir e a única solução é convencer a terrível Maléficaa voltar a faze-la dormir. Será que a tranquilidade irá voltar ao reino? Trata-se do grande mistério que é revelado somente aos que assistem este espetáculo.
Texto e Encenação: Fernando Terra
Elenco: Beatriz Silva, Filipe Palhais, Ritta Tristany e Tita Morgado.
Figurinos: Rosana Antonio.
GODOT?
Este é um espetáculo solo, inspirado no texto original “A espera de Godot”, escrito em 1949 por Samuel Beckett. O fio condutor é uma mistura de esperar e esperançar. O que fazer enquanto não vem algo ou alguém que talvez chegará hoje neste possível local combinado? Sentimentos que passam pela cabeça do personagem, que simplesmente espera… e enquanto espera, o que fazer e no que pensar? O público-alvo desta peça são jovens e adultos, porém é de fácil perceção das crianças a partir dos 6 anos. Toda a performance é desenvolvida sem o uso de texto.
Encenação: Fernando Terra
Figurinos: Rosana Antonio
A Bonequinha Tagarela
Do palco para as folhas de um livro, este espetáculo foi escrito pelo ator Fernando Terra, e tem como fonte de inspiração as histórias que a filha, Leticia Terra, contava ao pai. Leticia interpreta a personagem da história, Tutti. A Bonequinha Tagarela estreou em 2017 desde então emociona miúdos e graúdos pelos festivais e auditórios do país.
Tem sido muito requisitado pelas agendas culturais das Câmaras Municipais de todo o país. Este espetáculo tem como público-alvo as crianças da pré-escola e do primeiro ciclo.
Eram mais 3!!!
O encenador e ator Fernando Terra baseia-se e inspira-se nas histórias que a sua avó contava quando ele era criança em Minas Gerais, no Brasil. Histórias essas que ganham mais vida quando entram em cena acompanhadas pela música e pelos bonecos. E, por falar em dar vida, quem também ganha vida junto destas histórias é o ambiente pois as personagens são criadas através de materiais reciclados como cabides, caixas de ovos, pasta de papel e vários tecidos. O texto é composto por 3 histórias de encantar, onde as crianças participam no espetáculo do início ao fim.
Encenação: Fernando Terra
Figurinos: Rosana Antonio